Dica de livros para começar a entender sobre Astronomia

Apenas olhar para o céu não irá lhe ensinar tudo o que você precisa saber, você pode comprar livros básicos sobre Astronomia, ou então visitar uma biblioteca próxima ao seu bairro ou cidade.

Existe uma variedade de livros que são indicados para iniciantes assim como para os mais avançados. Encontre um que seja uma introdução à astronomia, e aprenda sobre a física do cosmos. Navegue na internet com a busca “Astronomia” e esteja certo de que verá uma vasta quantidade de informações e livros sobre o tema por isso, separamos para você uma lista com 10 livros para ajudar na sua jornada em busca do infinito!

1 – Astronomia Para Leigos | P. Maran, Stephen

1 - Astronomia Para Leigos | P. Maran, Stephen

Você sabe a diferença de uma vermelha gigante e uma anã branca? Ou a diferença entre planetas e exoplanetas? Esse é o livro pra você!

De asteróides a buracos negros, esse guia de fácil compreensão e leitura (para leigos), te leva em uma grande viagem ao universo, te mostrando como conseguir aproveitar ao máximo sua observação estelar, visitas a planetários e outras ótimas atividades astronômicas.

2 – Do Átomo Ao Buraco Negro – Para Descomplicar A Astronomia | Schwarza

2 - Do Átomo Ao Buraco Negro - Para Descomplicar A Astronomia | Schwarza

Para nos ajudar nesta expedição, o autor e divulgador científico Schwarza embarca numa jornada que tem início no caótico universo quântico, passando por objetos que vão de planetas a buracos negros de tamanhos que desafiam a nossa imaginação. Em Do átomo ao buraco negro – para descomplicar a astronomia, entenda como funcionam as estrelas, galáxias, quasares, planetas e mais de 60 objetos astronômicos, em um livro que vai além do que os seus olhos podem ver.

3 -Cosmos | Carl Sagan

3 -Cosmos | Carl Sagan

Escrito por um dos maiores divulgadores de ciência do século XX, Carl Sagan, descreve em seu livro, Cosmos sobre os 14 bilhões de anos de evolução cósmica. Explorando tópicos como a origem da vida, o cérebro humano, civilizações antigas, suas formas de escrita e leitura do céu através da antiga astronomia, missões de exploração espacial, a morte do sol, a evolução das galáxias e as forças e indivíduos que ajudaram a moldar a ciência moderna. 

4 – Uma breve história do tempo, o universo numa casca de noz | Stephen Hawking

4 - Uma breve história do tempo, o universo numa casca de noz | Stephen Hawking

Marco definitivo da literatura de divulgação científica, “Uma breve história do tempo” é uma peça de arte quando se fala dos estudos do universo. Uma das mentes mais geniais do mundo moderno, Stephen Hawking guia o leitor na busca por respostas a algumas das maiores dúvidas da humanidade: Qual a origem do universo? Ele é infinito? E o tempo? Sempre existiu, ou houve um começo e haverá um fim? 

5 – Astrofísica para apressados | Neil deGrasse Tyson

5 - Astrofísica para apressados | Neil deGrasse Tyson

Entenda todos os mistérios do universo e seu lugar no espaço tempo. Quem nunca olhou para o céu numa noite estrelada e se perguntou: que lugar ocupo no espaço? O que tudo isso significa? Como funciona? Em Astrofísica para apressados, o aclamado astrofísico e pesquisador Neil deGrasse Tyson responde a essas e outras perguntas que certamente todos já fizeram sobre o universo, como chegamos até aqui e pra onde iremos no futuro. 

6 – Astronomia – Uma Visão Geral do Universo

6 - Astronomia - Uma Visão Geral do Universo

Este livro é composto de treze capítulos escritos por professores do Departamento de Astronomia de grandes universidades, A. C.s. Friaça, V. J. S. Pereira, E. Pino e Laerte Sodré Jr, são especialistas nos temas abordados. O capítulo 1 leva o leitor a um rápido passeio pelo universo: começa pelo nosso planeta, sei em seguida para o sistema solar e deste através da galáxia e aglomerados de galáxias, até as fronteiras do universo. O livro foi vencedor do Prêmio Jabuti.

7 – Astronomia e Astrofísica | Kepler S Oliveira Filho, Maria Fatima O. Saraiva

7 - Astronomia e Astrofísica | Kepler S Oliveira Filho, Maria Fatima O. Saraiva

O objetivo é utilizar o Universo como laboratório, deduzindo de sua observação as leis físicas que poderão ser utilizadas em coisas muito práticas, escrito por Kepler S Oliveira Filho, Maria Fatima O. Saraiva, o livro descreve como prever as marés e estudar a queda de asteróides sobre nossas cabeças, até como construir reatores nucleares, analisar o aquecimento da atmosfera por efeito estufa causado pela poluição, necessários para a sobrevivência humana. 

8 – Descobrindo o Universo | Sueli M. M. Viegas e Fabiola de Oliveira

8 - Descobrindo o Universo | Sueli M. M. Viegas e Fabiola de Oliveira

Este livro traça a fenomenologia da história do Universo, partindo de sua gênese nos redutos abissais do cosmo até o presente de nossa Galáxia, a Via Láctea. Nas suas páginas, o leitor não especializado compreende, por exemplo, como é possível a partir de observatórios colocados na Terra ou em sondas espaciais enxergar a história do Universo pela a observação astronômica e cosmológica.

9 – Introdução À Cosmologia | Ronaldo E. de Souza

9 - Introdução À Cosmologia | Ronaldo E. de Souza

Esse livro oferece aos estudantes de graduação um primeiro contato com esse que é um dos ramos mais dinâmicos da ciência contemporânea – a Cosmologia. O texto foi elaborado pelo autor Ronaldo E. de Souza com base no curso Introdução à Cosmologia, oferecido pelo IAG-USP aos alunos de graduação das áreas de ciências exatas. A maior parte das deduções é apresentada de forma heurística, enfatizando as aplicações das teorias da física moderna no estudo da cosmologia.

10 – Novas Janelas para o Universo | Maria C Babdalla e Thyrso Villela Neto

10 - Novas Janelas para o Universo | Maria C Babdalla e  Thyrso Villela Neto

Este volume da Coleção Paradidáticos tem por objetivo fazer que o leitor se sinta entusiasmado a participar dessa aventura e a aprender, cada vez mais, sobre o meio ambiente que nos cerca, que inclui, além do ar, dos mares, dos riso e das florestas, também o Sol, a lua, os planetas, as estrelas, as galáxias, os aglomerados de galáxias, os quasares, os pulsares, os buracos negros… Ou seja, descobrir o Universo com o auxílio de algumas ferramentas tecnológicas de que o Homem dispõe.