MAAS: Conheça o Museu Aberto de Astronomia no Pico das Cabras

O Parque Pico das Cabras compõe o Museu Aberto de Astronomia (MAAS) e oferece atividades de Astronomia e Cosmologia para todas as faixas etárias. 

Ficamos saudosistas nesse momento de pandemia, e relembramos bons momentos quando tínhamos a liberdade de ir para qualquer lugar, visitávamos mensalmente vários centros e locais para observação no interior de São Paulo.

Hoje quero contar um pouco como foi a visitação ao Museu Aberto de Astronomia (MAAS), dentro do Parque Pico das Cabras, em campinas.

Crédito: MAAS

Sobre o Pico das Cabras

Serra das Cabras é a divisa natural entre Joaquim Egídio e Morungaba, cidades que orbitam a cidade de Campinas.

Grande parte de sua área faz parte de uma APA e seu ponto culminante, o Pico das Cabras, a mil metros de altitude, é tomado não apenas por um observatório e um parque-museu de astronomia, mas também por belos mirantes e rochedos gigantescos.

Sobre o MAAS

O Museu Aberto de Astronomia, o MAAS, iniciou seu projeto em meados de 2016, quando começaram a chegar os primeiros equipamentos para a criação dos primeiros espaços.

O MAAS teve seu inico com 3 Atrações, sendo elas o Espaço Carl Sagan, Espaço Sol e o Espaço para Observação Noturna.

Com ajuda de Astrônomos parceiros e os residentes, começaram a ser desenhados os demais espaços do MAAS, e hoje conta com 14 atrações.

No museu você também tem acesso às sessões no planetário e observação a olho nu e com telescópio. A visita inclui ainda a sala do radiotelescópio, que monitora frequências do universo, como sons de planetas e pulsos de estrelas por meio das antenas. 

O MAAS está instalado na área de frente ao Observatório Municipal Jean Nicollini, desta maneira é considerado o maior complexo astronômico do Brasil.

Programação

O MAAS possui um conjunto de atividade imersivas que contempla observação noturna com telescópio, reconhecimento de constelação, estrelas e outros objetos celeste.

Recepção e apresentação do roteiro 

Roteiro que apresenta informações sobre o projeto cultural, turístico e educacional do parque Pico das Cabras, tour pelo parque e um bate papo sobre Astronomia.

Observação Solar

Celostato, um equipamento para observação solar em projeção e observação das explosões solares com telescópio foco direto com filtro em H-Alfa.

Através de um conjunto de espelhos e um telescópio a imagem da fotosfera solar é projetada, com aproximadamente 80 cm de diâmetro em um telão.

Durante a apresentação serão feitas explicações sobre dinâmica do Sol, formação de manchas solares e suas características físicas/orbitais.

Crédito: MAAS

Radiotelescópio

Complexo de instrumentos que captam frequências de rádio oriundas do Cosmos, através de uma antenas de três, seis e dez metros de diâmetro, que operam na faixa de 1.42 GHz da linha do hidrogênio.

Com estes instrumentos, podemos “ouvir” o Universo, ruídos de um objeto estelar, o próprio Sol e ainda demonstrar como ocorrem pesquisas de objetos com um radiotelescópio.

Crédito: Rob Sanchez

Astroteatro

Espaço utilizado para observação do céu a partir de apontamentos com laser, com observações técnicas e históricas interativas sobre Estrelas e Constelações.

É também um local para observações de Chuvas de Meteoros.

Crédito: MAAS

Planetário

O Planetário do MAAS foi projetado para receber os melhores programas de exibição em um Domo de 12 metros de diâmetro, contando com projetores multimídia de última geração, poltronas especiais e acompanhamento integral de um dos astrônomos residentes.

Crédito: Rob Sanchez

Observatório: Cúpula Zeus

Observatório com o teto em Domo, em estilo clássico, abrigando um telescópio modelo Newtoniano de 400 mm de abertura, capacitado para observar astros e planetas com um grau de nitidez próprio para pesquisas científicas e contemplação visual de astros em evidências.

Como acessar a área do Museu e utilizar o observatório?

A entrada custa até R$ 85 no pacote completo que inclui tanto a observação durante o dia, quanto a noturna na mesma visita.

O observatório astronômico abre aos sábados e domingos, das 8h às 19h, e os ingressos podem ser comprados neste link.

Resumo

Vale muito a pena conhecer o Pico das Cabras, seu parque durante o dia, e principalmente o MAAS a noite para observar o céu. Super recomendado! 🙂