4 eclipses Solares e Lunares vão ocorrer em 2021

No ano de 2021 vão ocorrer 4 eclipses: 2 eclipses do Sol e 2 eclipses da Lua. Conheça quando aconteceram e onde será possível sua visualização.

Tipos de eclipse

Eclipse é um fenômeno astronômico marcado pelo escurecimento total ou parcial de um astro em virtude da passagem de algum corpo celeste em frente a uma fonte de luz.

Existem duas categorias de eclipses: os eclipses solares e os eclipses lunares.

Tipos de esclipses solares

  • Eclipses solares totais: a Lua cobre totalmente a luz solar, projetando sua sombra sobre a Terra;
  • Eclipses solares parciais: a Lua não fica perfeitamente alinhada com o Sol, cobrindo somente parte de sua luminosidade;
  • Eclipses solares anulares: o tamanho aparente da Lua não é suficiente para cobrir totalmente a luz solar. Esse fenômeno resulta no surgimento de um anel em volta da sombra da Lua.

Tipos de eclipses lunares

Existem os eclipses lunares penumbrais, parciais e totais. Todos esses tipos de eclipse estão relacionados à posição relativa do observador na Terra.

  • Eclipses penumbrais: a superfície da lua fica levemente escurecida ao atravessar a região do cone de penumbra produzido pela Terra;
  • Eclipses lunares parciais: somente parte da sombra da Terra é projetada sobre a Lua;
  • Eclipses totais: toda a superfície lunar é coberta pela sombra da Terra.

Eclipses Lunares

eclipse lunar ocorre quando a sombra da Terra, produzida pelo Sol, é projetada sobre a Lua, cobrindo-a. De forma similar ao eclipse solar, o eclipse lunar só pode ocorrer quando a órbita da lua coincide com a eclíptica. Sem a pequena diferença de 5,2º entre essas duas órbitas, ocorreriam eclipses lunares sempre que houvesse uma Lua Cheia.

Eclipses Lunares

Eclipse Total da Lua – 26 de Maio de 2021

Este eclipse lunar pode ser observado em grande parte da América do Norte e América do Sul, especialmente nas regiões mais a oeste do continente americano, pode ser observado também no Oceano Pacífico, Austrália, e Sudeste da Ásia.

Lua entra na penumbraLua entra na sombraInicio do eclipse totalMeio do eclipseFim do eclipse total
08:47 TU09:44 TU11:11 TU11:18 TU11:25
TU (Tempo Universal, precisamos de o converter para horário local)

Se quiser saber mais pormenores sobre este eclipse total da Lua, poderá aceder ao seguinte link da NASA: https://eclipse.gsfc.nasa.gov/LEplot/LEplot2001/LE2021May26T.pdf.

Eclipse Parcial da Lua – 19 de Novembro de 2021

Lua entra na penumbraLua entra na sombraMeio do eclipseLua sai da sombraLua sai da penumbra
06:02 TU 07:18 TU09:0210:47 TU12:03 TU
TU (Tempo Universal, precisamos de o converter para horário local)

Este eclipse parcial da Lua pode ser observado em parte da Europa, na América do Norte e América do Sul, Austrália e parte da Ásia.

Para mais informações sobre este eclipse parcial da Lua, poderá aceder ao link da NASA que se segue: https://eclipse.gsfc.nasa.gov/LEplot/LEplot2001/LE2021Nov19P.pdf.

Eclipses Solares

Um eclipse solar acontece sempre que há um alinhamento astronômico entre a Terra, o Sol e a Lua, de modo que a última encontra-se posicionada entre os dois primeiros, projetando uma sombra em uma área da superfície, que fica sem poder observar o brilho do Sol ou com visualização parcial.

Na área atingida pela umbra, a sombra total da Lua, o eclipse manifesta-se de forma completa, ou seja, a Lua “fica na frente” do brilho do Sol totalmente. Já na área atingida pela penumbra, a sombra parcial, o eclipse não ocorre com o mesmo efeito.

Eclipses Solares

Eclipse Anular do Sol – 10 de Junho de 2021:

Na sua forma de eclipse anular do Sol, este será visível numa faixa muito estreita que passa por parte do norte do Canadá, Gronelândia e Rússia. Na sua forma parcial, este eclipse pode ser observado em parte da América do Norte, parte da Europa e também norte da Ásia.

Início do eclipse parcialInício do eclipse anularMáximo do eclipseFim do eclipse anularFim do eclipse parcial
08:1209:4110:4111:3313:11
TU (Tempo Universal, precisamos de o converter para o horário local)

Para mais informações sobre este eclipse anular do Sol, poderá aceder ao link da NASA que se segue: https://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEplot/SEplot2001/SE2021Jun10A.GIF.

Eclipse Total do Sol – 4 de Dezembro de 2021

Na sua forma de eclipse total do Sol, este será visível apenas numa faixa muito estreita na Antártida. Na sua forma parcial, o eclipse poderá ser observado no sul de África.

Início do eclipse parcialInício do eclipse totalMáximo do eclipseFim do eclipse totalFim do eclipse parcial
05:29 TU07:00 TU07:33 TU08:06 TU09:37 TU
TU (Tempo Universal, precisamos de o converter para o horário local)

Para mais informações sobre este eclipse total do Sol, poderá aceder ao link da NASA que se segue: https://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEplot/SEplot2001/SE2021Dec04T.GIF.