Rover Perseverance pousa com sucesso em Marte

A sonda que colocará o rover Perseverance, construído e operado pela NASA, completou no final da tarde desta quinta-feira (18) uma jornada de mais de seis meses e 200 milhões de km com um pouso na cratera Jezero em Marte.

O pouso da Perseverance

A NASA trasmitiu o pouso do Perseverance ao vivo, desde ás 16h15 desta quinta-feira.

Eles mostraram desde os últimos preparativos da equipe aos “sete minutos de terror” que antecederam o pouso.

O pouso da Perseverance

A primeira foto da missão

Já nos primeiros minutos após a confirmação da aterrisagem do Rover, a equipe da NASA já começou a receber as primeiras imagens capturadas pela Perseverance em solo marciano.

A Missão Mars 2020 Perseverance

Com a missão Mars 2020, os cientistas esperam encontrar micróbios viveram dentro ou em torno do local de aterrissagem, a Cratera Jezero, outrora inundada pela água, essa cratera contém um depósito em leque fluvial rico em argilas.

O rover Perseverance, que faz parte da missão, fará buscas nos sedimentos retidos no local em busca de vestígios de materiais a serem estudados da superfície do planeta vermelho.

E um dos principais alvos da missão serão depósitos de carbonato, um tipo de mineral que se encontra na água.

Perseverance será capaz de perfurar o solo para que as amostras sejam coletadas. A NASA e ESA planejam, juntas, esta missão de recuperação das amostras coletadas pelo Mars 2020, o que deve acontecer somente no início da década de 2030.

O Mars 2020 se difere do Curiosity por contar com inteligência artificial para ajudar sua missão, com a tecnologia, o robô será capaz de executar tarefas de maneira autônoma, ainda mais do que o Curiosity é capaz de fazer.