Nova teoria defende que não foi um asteroide que causou a extinção dos dinossauros

Os astrônomos de Harvard têm uma nova teoria sobre a origem de um cometa, e não um asteroide que levou à extinção dos dinossauros.

A extinção dos dinossauros

Há cerca de 66 milhões de anos, ocorreu um evento catastrófico que exterminou três quartos de todas as espécies vegetais e animais da Terra, principalmente os dinossauros.

Um asteróide errante do cinturão de asteróides foi considerado o culpado mais provável.

A explicação mais amplamente aceita para o que desencadeou essa extinção em massa catastrófica  é conhecida como a ” hipótese de Alvarez“, em homenagem ao falecido físico Luis Alvarez e seu filho geólogo, Walter

Em 1980, eles propuseram que o evento de extinção pode ter sido causado por um grande asteróide atingindo a Terra

Luis Alvarez, à esquerda, e seu filho Walter, à direita, no KT Boundary em Gubbio, Itália, 1981.

No entanto, em um novo artigo publicado na Scientific Reports, os astrônomos de Harvard oferecem uma alternativa: um tipo especial de cometa – originado de um campo de destroços na borda de nosso sistema solar conhecido como nuvem de Oort – que foi desviado do curso pela gravidade de Júpiter em direção ao sol.

As poderosas forças gravitacionais do Sol então arrancaram pedaços do cometa, e um dos maiores fragmentos eventualmente colidiu com a Terra.

A teoria foi publicada pelos pesquisadores Avi Loeb e Amir Siraj. Utilizando análises estatísticas e simulações gravitacionais eles sugerem que um cometa, de até 80 km de diâmetro e aproximadamente 1 trilhão kg, foi o responsável pelo impacto no nosso planeta, que culminou com o fim dos dinossauros.

A extinção dos dinossauros é 65,5 milhões de anos atr’ás, que marca o fim do período Cretáceo e o início do Paleógeno.

Desde então, os cientistas identificaram um provável local de impacto: uma grande cratera em Chicxulub, México, na Península de Yucatán, descoberta pela primeira vez por geofísicos no final dos anos 1970.

O impactador que o criou era grande o suficiente (entre 11 e 81 quilômetros, ou 7 a 50 milhas) para derreter, chocar e ejetar o granito das profundezas da Terra, provavelmente causando um megatsunami e ejetando rochas vaporizadas e sulfatos na atmosfera. Isso, por sua vez, teve um efeito devastador no clima global, levando à extinção em massa.

Impacto com força superior a bilhão de vezes maior do que as bombas atômicas

O estudo concluiu que o impacto atingiu o pior ângulo possível e causou o dano máximo. Estima-se que o impacto teria liberado energia mais de um bilhão de vezes maior do que as bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki em 1945.

Esta última teoria surgiu quando o co-autor Amir Siraj, um graduando em astrofísica em Harvard, começou a pesquisar as taxas de impacto de asteróides para exoplanetas semelhantes à Terra, o que por sua vez o levou a estudar as taxas de impacto de cometas nesses sistemas.

Impacto do cometa em Chicxulub, México

O que achei mais impressionante foi que uma fração significativa dos eventos de travessia da Terra foram precedidos diretamente por encontros notavelmente próximos com o Sol, que veio de uma classe de cometas capturados em órbitas de alta excentricidade devido às suas interações gravitacionais com Júpiter-Sol sistema.

disse Siraj a Ars

Amir Siraj fez simulações numéricas para calcular o fluxo dos chamados cometas de longo período em nosso próprio sistema solar, uma vez que os cientistas sabem muito mais sobre nosso sistema, para chegar nessa nova teoria.