Virgin Galactic: Entenda como foi a primeira missão turística ao espaço

O Bilionário Richard Branson foi ao espaço na 1ª missão turística da história em nave da Virgin Galactic, a viagem durou cerca de 20 minutos.

Vôo histórico

Sir Richard Branson se aqueceu ao sol do fim da manhã do domingo. 

Exibindo seu sorriso, o aventureiro de 70 anos parecia resplandecente em seu macacão de vôo azul ao lado do time da missão.

A nave partiu às 9h25 deste domingo (12h25 em Brasília) de um avião que por sua vez tinha decolado do Porto Espacial América, no Novo México (EUA).

A bordo estavam dois pilotos, o próprio Branson e outros três tripulantes, todos eles funcionários da Virgin Galactic.

A nave, batizada Unity por sugestão do físico britânico Stephen Hawking, foi projetada para atingir uma altitude de mais de 80 quilômetros, o limite entre a atmosfera e o espaço exterior, segundo a Administração Federal de Aviação dos EUA.

“Eu queria fazer isso desde que era criança. Mas, honestamente, nada me preparou para a visão da Terra do espaço.”

disse Branson

Corrida as missões turísticas ao espaço

Branson antecipou em nove dias o também bilionário Jeff Bezos, fundador da Amazon, que tem uma viagem similar programada para 20 de julho com sua própria empresa de transporte aeroespacial, a Blue Origin. A competição entre os dois magnatas é feroz.

Trajes usados pela equipe da Unity
Trajes usados pela equipe da Unity

A empresa de Bezos sugeriu nesta sexta-feira que os voos da Virgin Galactic não são de fato espaciais, pois não chegam à chamada linha do Kármán, a altitude de 100 quilômetros considerada a porta do espaço segundo os padrões internacionais.

“Apenas 4% do planeta reconhece o limite de 80 quilômetros como o começo do espaço”, afirmou a Blue Origin em suas redes sociais.

A nave de Branson precisa de um avião-madrinha para seu lançamento.

A nave de Bezos é um foguete com decolagem e aterrissagem vertical, capaz de alcançar a barreira dos 100 quilômetros de altura.

Elon Musk reserva vaga em voo espacial de Richard Branson

Elon Musk pagou um depósito de US$ 10.000 para garantir um assento em uma futura viagem da Virgin Galactic, disse Branson em uma entrevista.

No último domingo, 11, Elon Musk visitou as instalações de lançamento da Virgin Galactic no Novo México para assistir ao voo e desejar “boa sorte” para Branson.

“Elon é um amigo e talvez eu viaje em uma de suas naves um dia”, disse o bilionário de 70 anos.