Descubra os segredos do buraco negro na nova simulação da NASA

Prepare-se para explorar um buraco negro como nunca antes! A NASA lançou uma visualização imersiva que nos permite mergulhar no horizonte de eventos, o ponto de não retorno do buraco negro.

Jeremy Schnittman, astrofísico do Goddard Space Flight Center da NASA, liderou a criação dessas visualizações para que possamos compreender melhor os misteriosos processos do espaço. “Simulei dois cenários: um em que a câmera — representando um astronauta destemido — erra o horizonte de eventos e consegue voltar, e outro em que ela cruza a linha, selando seu destino”, explica Schnittman.

Essa experiência inovadora, desenvolvida com a ajuda do supercomputador Discover da NASA, utiliza vídeos explicativos e vídeos 360° para guiar os espectadores através de fenômenos incríveis, como a distorção do espaço-tempo e os efeitos bizarros da teoria geral da relatividade de Einstein.

Para criar esses cenários fascinantes, Schnittman se juntou ao cientista Brian Powell, processando 10 terabytes de dados em apenas 0,3% dos 129 mil processadores do supercomputador. Isso seria impossível de realizar em um laptop comum, levando mais de uma década para ser concluído!

A jornada nos leva ao coração de um buraco negro supermassivo, com 4,3 milhões de vezes a massa do nosso Sol, equivalente ao gigante no centro da Via Láctea. Durante a queda, testemunhamos um disco de acreção girando ao redor do buraco negro e anéis de fótons formados pela luz que orbita a massa colossal, além de um incrível fundo estrelado.


Conforme a câmera avança em direção ao buraco negro, suas velocidades vertiginosas amplificam a luminosidade do disco de acreção e das estrelas de fundo. O brilho e a brancura da luz aumentam quando observados diretamente.

A viagem virtual começa a 640 milhões de quilômetros do buraco negro, mas rapidamente somos transportados para dentro da ação. Vemos a distorção do espaço-tempo à medida que o buraco negro e seus anéis se tornam cada vez mais incomuns e caóticos.

Em um cenário, a câmera orbita ao redor do horizonte de eventos, mas consegue escapar. Mas se você quiser conhecer os mistérios mais profundos, pode se aventurar além do horizonte, onde espaço e tempo fluem para o interior do buraco negro na velocidade da luz, culminando na singularidade.

Com esse projeto revolucionário, mergulhe no desconhecido, aprenda sobre a espaguetificação, as estrelas congeladas e viva uma jornada épica ao buraco negro!

Pronto para embarcar?

Fonte: NASA