Contatos Imediatos do Terceiro Grau: Verdades Ocultas sobre o filme

Contatos Imediatos do Terceiro Grau” não é apenas um marco na história do cinema de ficção científica; é uma cápsula do tempo que encapsula a fascinação e o mistério que cercam o fenômeno OVNI.

Dirigido pelo visionário Steven Spielberg, este filme transcende a narrativa convencional para explorar a intersecção entre a realidade e a ficção, inspirando-se em eventos e figuras autênticos do estudo dos OVNIs. Aqui estão cinco fatos surpreendentes que desvendam a riqueza e a profundidade deste clássico atemporal.

A Participação Especial de um Pioneiro da Ufologia

O renomado Dr. J. Allen Hynek, considerado o pai da ufologia, faz uma aparição simbólica em “Contatos Imediatos”. Hynek, que liderou o Projeto Blue Book — uma operação governamental dedicada a investigar OVNIs.

Inicialmente cético em relação à existência de OVNIs, Hynek começou sua colaboração com a Força Aérea em 1948 como consultor científico. Seu ceticismo inicial se transformou em uma curiosidade genuína após a revisão de centenas de relatos de avistamentos que não podiam ser facilmente descartados como erros de observação ou fenômenos naturais.

Hynek propôs a classificação dos avistamentos de OVNIs em três categorias: Luzes Noturnas, Discos Diurnos e Encontros Próximos.

Estas categorias foram posteriormente expandidas para incluir três tipos de Encontros Próximos:
Tipo 1 (avistamento próximo);
Tipo 2 (evidência física);
Tipo 3 (observação de entidades alienígenas).

Depois do encerramento do Projeto Blue Book em 1969, Hynek continuou a sua pesquisa sobre OVNIs, fundando o Centro de Estudos de OVNIs e promovendo a investigação científica séria e desestigmatizada dos fenômenos não identificados.

Ele é frequentemente lembrado por sua transformação de cético a proponente da necessidade de um estudo científico rigoroso dos OVNIs, influenciando não apenas a pesquisa científica mas também a cultura popular.

Sua transformação de cético a defensor da busca pela verdade sobre a vida extraterrestre adiciona uma camada de autenticidade ao filme.

Experimentos Psíquicos da CIA e a Inspiração Cinematográfica

Intrigantemente, na mesma época em que o filme estreou, a CIA estava conduzindo experimentos de visualização remota como parte do Projeto Stargate.

Esses experimentos, que buscavam explorar capacidades psíquicas para fins de inteligência, encontraram paralelos surpreendentes com cenas de “Contatos Imediatos“, especialmente aquelas envolvendo a icônica Devil’s Tower, sugerindo uma influência mútua entre a ficção de Spielberg e os projetos secretos do governo.

A Conexão ET: Uma História Baseada em Fatos?

Steven Spielberg, com sua obra “ET, o Extraterrestre“, sugeriu que o enredo era baseado em uma história verdadeira. Este fato ressalta a relação profunda de Spielberg com temas de vida extraterrestre e sua possível colaboração com o governo para a divulgação de informações sobre OVNIs.

Spielberg tem um histórico de entrelaçar a realidade com a ficção, proporcionando uma perspectiva única sobre a existência de vida além da Terra.

A Experiência de Kurt Russel com OVNIs

Kurt Russel, estrela de Hollywood, compartilhou uma experiência pessoal que ecoa a jornada do personagem de Richard Dreyfuss em “Contatos Imediatos“. Russel testemunhou o fenômeno das Luzes de Fênix em 1993, um dos eventos de OVNIs mais documentados da história.


Esta coincidência destaca as interseções entre a vida real e a representação cinematográfica, enriquecendo a narrativa do filme com camadas adicionais de realismo.

A Verdade por Trás dos Avistamentos de OVNIs no Filme

Os eventos retratados em “Contatos Imediatos” não são pura ficção; eles refletem incidentes reais investigados por entusiastas e pesquisadores de OVNIs.

Casos como o incidente Cash-Landrum, que resultou em ferimentos físicos graves devido à exposição a um OVNI, são exemplos de como o filme incorpora e dramatiza encontros reais, oferecendo uma janela para o misterioso e, muitas vezes, inexplorado mundo dos fenômenos OVNI.


Contatos Imediatos do Terceiro Grau” permanece um testemunho da curiosidade humana e do desejo de explorar o desconhecido. Cada fato desenterrado sobre o filme adiciona uma nova dimensão à sua apreciação, permitindo-nos vislumbrar a complexidade das interações entre a realidade e a ficção, o conhecido e o desconhecido, o terreno e o extraterrestre.

Este filme não apenas entretém, mas também convida à reflexão sobre o vasto universo e nosso lugar dentro dele.